sábado, maio 24, 2008

DE ONDE É ESTA FOTO ??

Caros Leitores,

Sabem de onde é esta foto?

Ela foi tirada em 1913. Pertence à senhora Marizete Nader Farias, viúva do grande e saudoso centro avante do Araguari Atlético Clube, Rogério Faria, pais do ator da Globo que leva o nome do pai.

Mas vamos até o local.

É de nossa Araguari e trata-se da atual Av. Joaquim Aníbal, esquina com a Rua Maricota Santos.


Na época era uma hospedaria para os tropeiros que levavam e traziam mercadorias de São Paulo para Araguari e interior de Goiás.

Podemos ver a quantidade de animais, troles, charretes, prontos para seguir viagem, com os cavaleiros já sobre os animais.


Dentre aquelas moças de branco, na porta sob a árvore, encontra-se a então menina Celeste Ernestina de Jesus. Ela vem a ser mãe do Rogério, sogra da senhora Marizete.

Na primeira janela, também sob a árvore, vemos uma pessoa que vem a ser a avó do Rogério. A família explorava e era responsável pela hospedaria.


Ainda na foto, vemos na esquina, uma casa cheia de portas. Vem a ser aquela casa ainda, toda reformada pertencente ao Colégio Sagrado Coração de Jesus. Nela residiu por longos anos, a família do senhor Oto Tormim.


Os dois grandes chalés onde era a hospedaria.

Hoje é parte do Colégio Sagrado Coração de Jesus, sendo a do lado da casa antiga, a entrada para o enorme palco auditório do Colégio, onde comemorava-se as formaturas e era local para eventos artísticos de então.

O chalé da direita, vem a ser a Capela do Colégio.

Na esquina da frente, vemos uma casa que foi demolida e depois construída uma nova a pelo fazendeiro Vasco Rodrigues da Cunha. Hoje a casa reformada, abriga a Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social.

Confiram nos dias de hoje, o que é aquele local. Simplesmente fantástico o passar dos anos.


Senhora Marizete, gratos pela gentileza da colaboração, que leva aos internautas um pouco de nossa história.

Era o que tínhamos.
Que Deus nos abençoe.
Um abraço.
Fotos: Senhora Marizete Nader Farias / Arquivo pessoal / Google Earth

Tropeiro
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Tropeiro é a designação dada aos condutores de tropas, assim designadas as comitivas de muares, e cavalos entre as regiões de produção e os centros consumidores, a partir do século XVII no Brasil pelos Bandeirantes. Mais ao sul do Brasil, também são conhecidos como carreteiros, pelas carretas com as quais trabalhavam.
Além de seu importante papel na economia, o tropeiro teve importância cultural relevante como veiculador de idéias e notícias entre as aldeias e comunidades distantes entre sí, numa época em que não existiam estradas no Brasil.
Um dos marcos iniciais do tropeirismo foi quando a Coroa Portuguesa instalou em 1695 na Vila de Taubaté, a Casa de Fundição de Taubaté, também chamada de Oficina Real dos Quintos. A partir de então, todo o ouro extraído das Minas gerais deveria ser levado a esta Vila e de lá seguia para o porto de Parati, de onde era encaminhado para o reino, via cidade do Rio de Janeiro.
Ao longo das rotas pelas quais se deslocavam, ajudaram a fazer brotar várias das atuais cidades do Brasil.

4 comentários:

Anônimo disse...

Caro amigo,

Obrigada mais uma vez pelas lembranças. Lembro-me demais do Rogério, assim como de sua mãe e irmãs. Da paisagem então, nem se fala ( Colegio Sagrado Coração de Jesus ), do qual guardo uma recordação que não se perde no tempo... Um abraço.

Continue ensinando as pessoas a cultivar a memória de pessoas e lugares que não podem ser esquecidas. Um grande abraço e a minha admiração.

Marilia

Anônimo disse...

Ei Peron, você sempre resgatando a nossa HISTÓRIA!!!! Fico super feliz em conhecer!! Parabéns e obrigada por proporcionarmos grande alegria e descobertas.
Um grande abraço e continue sempre assim.

Sândra

Anônimo disse...

Caríssimo Peron.
Excelente matéria.
Parabéns!

Oliro Junior

Ponto de Vista disse...

Agradecemos sinceramente às pessoas que se manifestam sobre as matérias. É o incentivo que necessitamos para continuarmos a narrar nossa vivência nesta terra querida de 1950 para cá. Gratos e abraços a todos. Peron Erbetta.