terça-feira, janeiro 29, 2008

Repercusões

Caros leitores,
Repercutindo a matéria "Será que está Certo?" segue transcrição de mensagem enviada para o Blog Ponto de Vista pelo colega e colaborador araguarino Natal Fernando, residente em Brasília - DF:
"Sobre turismo da cidade, antes da posse do Marcos Alvim eu levei daqui um especialista em turismo, antigo funcionário da Embratur, que fez palestra sobre o potencial econômico do turismo, comentando sobre os meios que podem ser explorados para promover a atração de turistas.
Isso deve ser um projeto completo, uma definição de política, enfim uma decisão da comunidade. Me lembro do Marcos Alvim que à época era pessoa aparentemente muito humilde, estava presente ao encontro, me apresentaram como filiado ao PSC, nada falou e depois de sua posse tenho certeza que a reunião deixou alguns subsídios para sua administração.
O prédio da ex Prada é um símbolo histórico que no país todo, imóveis de menor expressão arquitetônica são preservados pelo IPHAN (aliás causa muitos aborrecimentos aos proprietários - que alegam intromissão do estado na propriedade privada).
Na Europa a preservação de prédios desse tipo parece um fanatismo de religião. Conheci em Veneza um prédio de mais de mil anos, segurado por estacas à beira da água, e a população toda fica preocupada com a preservação.
Enfim, esse nosso prédido tá mais barato para ser restaurado e com certeza a Capim Branco deve ser chamada para colaborar nessa obra de restauração, até para depois fazer exposição da evolução histórica da produção de energia no município e região.
Essa empresa hoje deve muito à população pelos transtornos irreparáveis que as represas causam ao meio ambiente, especialmente ao clima. Parabéns, irmão Peron, compreendo que o seu papel deve ser um facínio para quem ama ao próximo como a si mesmo, inclusive os próximos do futuro da comunidade, demonstrando ainda que não é só político que manda na cidade.
Como falamos em turismo, bom lembrar também que a preservação de prédios na Europa é o motivo essencial da grande quantidade de turistas do mundo todo que se sentem obrigados a visitar para conhecer a história da humanidade, ter cultura, etc., gerando assim um fenômeno de arrecadação de recursos financeiros com taxas, hoteis, restaurantes, comércio, etc.
Dessa forma, graças à preservação de objetos, imóveis, etc., a Europa toda é praticamente mantida com recursos dos visitantes. Imagine milhares de pessoas visitando a capela sistina, em Roma, filas enormes durante todo ano, a mais ou menos 20 euros por pessoa(especialmente para ver quadros e objetos antigos), somente isso talvez pague as despesas de manutenção do Vaticano.
No nosso caso, imagine se houver a contribuição para entrar no Parque da Cidade, e outros lugares, como cachoeiras, clubes, colégio das irmãs, igrejas, etc.
Evidentemente não temos essa cultura e é bem provável que a administração pública teria muito problema cobrando das visitas a entrada no Parque, mas poderia se pensar numa caixinha de contribuição voluntária, se fosse do Ibama seria cobrado.
Irmão Peron, obrigado por valorizar o meu "ponto de vista"!
Natal Fernando da Silva "

Um comentário:

Planejamento Urbano disse...

Entrou no ar hoje o blog do Departamento de Planejamento Urbano da Secretaria de Planejamento.

Faça sempre uma visita:
www.dpurbaraguari.blogspot.com